Quem sou eu

Minha foto
Abada-Capoeira Belém Coordenação: Professor Madeira e Intrutor Pião.

13 de abril de 2011

Instrutora JUMA - Campeã Brasileira Jogos Femininos 2010.

                                                               Instrutora Juma Marruá
A falta de documentação sobre a história da mulher na capoeira, certamente é uma lacuna grande na história cultural do Brasil, e com certeza contribuiria com pesquisas e estudo a respeito.


Então vamos falar do hoje, para que possamos contribuir para o amanhã.











Quando se fala em mulher capoerista, é bom que todos saibam que o termo tenta mostrar, antes de tudo, aquela que luta e concorre, na roda e na vida. E, é isso o que acontece com a instrutora JUMA, que aprendeu o duro ofício de ser mulher, pronta para enfrentar qualquer dificuldade da vida sem perder o sorriso e a serenidade,onde com dedicação e seriedade conquistou seu espaço dentro da ABADA CAPOEIRA,dona de um carisma natural ,sua humildade não permite ver a extensão do seu trabalho dedicado a capoeira;e o quanto se tornou referencia para meninas e mulheres que desejam praticar a capoeira










Na Capoeira, onde lhe ensinaram a conviver com adultos,adolescentes e crinças independente de classe social, ela encontra confiança e coragem para solucionar as questões que se apresentam no dia á dia respeitando seu semelhante e a encarar a Capoeira como uma profissão séria, mas sem perder a ternura (como dizia CHE GUEVARA)











As mulheres que levam a sério a Capoeira, como a INSTRUTORA JUMA no futuro ultrapassarão os homens, pois já estão de igual para igual. E acredito que esse preconceito com as mulheres perante a sociedade já está sendo superado.


O mais importante é que no grupo ABADA, as mulheres que praticam capoeira, não têm nenhuma proteção por conta de sexo frágil não!!!, Existe sim o cuidado e o respeito pelo seu trabalho e sua dedicação á arte capoeira.










Para encerrar consideramos que a luta feminina por um espaço no mundo capoeirístico vem se constituindo paulatinamente. Essa luta é construída diariamente e envolve a inserção das capoeiristas no mercado de trabalho, na prática da Capoeira e nos trabalhos de pesquisa. Entretanto, vemos que há ainda um longo caminho a ser trilhado






Basta olhar ao redor e observar cada mulher que circunda sua vida.Observar seu trabalho, sua força, sua paciência e persistência. Com certeza não vai faltar o que ser admirado, elogiado e homenageado. Então admire, elogie e aprenda .


Esse é um exercício muito simples e positivo que pode ser colocado em prática pelos homens e pelas próprias mulheres, que também têm muito o que aprender umas com as outras. Em casa, no trabalho, no grupo.


Você conhece as alunas do seu grupo? Sabe de suas batalhas e de suas dificuldades? Pois este é um ótimo momento para conhecer e incentivar os demais a fazerem o mesmo.





graduada Batatona

Nenhum comentário:

Postar um comentário