Quem sou eu

Minha foto
Abada-Capoeira Belém Coordenação: Professor Madeira e Intrutor Pião.

21 de abril de 2011

Parabéns MESTRE CAMISA



Nos dias 05, 06, 07 e 08 de maio de 2011, em Uberlândia-MG será realizado um evento comemorativo, onde nosso Mestre estará recebendo o Titulo Dr. Honoris Causa outorgado pela Universidade Federal de Uberlândia.


A importância deste titulo recebido pelo nosso Mestre, neste momento aponta um horizonte de oportunidades para ABADA CAPOEIRA, com possibilidades que ainda requerem muita batalha; mas batalhas possíveis e realizáveis. Por exemplo, uma escola profissionalizante ABADA CAPOEIRA, e até uma universidade ABADA CAPOEIRA por que não ??? A legislação nos faculta esta possibilidade.


Sabemos que é ainda uma longa estrada á percorrer, mas que foi aberta pelo Mestre Camisa, graças á dedicação de uma vida pela capoeira, seu trabalho nos mostra o caminho de como podemos ocupar os espaços e nos inspira á buscar novos caminhos, que posteriormente se tornarão tão importantes, quanto seu trabalho hoje, na conquista dos direitos para os profissionais da capoeira. Nesse caminhar, temos que lembrar o trabalho do Ministro Gilberto Gil frente ao ministério da cultura, que abriu as portas da capoeira para a sociedade.


Na esteira destas lutas, a capoeira que de crime no primeiro código penal da república, capítulo XIII, ano 1890, se transformou em Património Imaterial da Cultura Brasileira em 2008. Ou seja, uma manifestação cultural que no passado foi execrada pela sociedade consegue se reinventar, resistir e se transformar, forçando o Estado ao reconhecimento de que a capoeira brasileira para o mundo é coisa feita por um povo que, para além da dor, sofrida no passado, consegue entender que tem direito a seu espaço. Hoje temos dois doutores honoris causa pela capoeira. São eles Mestre João Pequeno de Pastinha e Mestre Camisa, aluno de Mestre Bimba. O primeiro pela capoeira angola, título recebido em 2003, e o segundo pelo desenvolvimento de uma nova capoeira contemporânea mais adequada aos dias de hoje, mas sem perder á sua essência, título este já aprovado em 2010.


Hoje, o Estatuto da Igualdade Racial traz em seus artigos: 20”o governo protegendo a capoeira em todas a suas modalidades, como património imaterial,e de formação de nossa identidade cultural, Secção IV Do Esporte e Lazer Art. 21e 22, nos termos do artigo 216 e 217 (§1º e §2 º) da CONSTITUIÇÃO FEDERAL


Está aí o estatuto abrindo caminhos para as matrizes culturais afro- brasileiras serem difundidas da melhor forma possível, ou seja, pelos ensinamentos dos mestres tradicionais. Assim, acho que o Estatuto é mais uma vitoria da luta de umas poucas pessoas, como Mestre Camisa, que vivem para a capoeira e em prol da capoeira, cujo objetivo é lutar para a capoeira ter um lugar de destaque no cenário histórico-cultural, desportivo e social da sociedade, para que seus profissionais sejam respeitados e valorizados perante a sociedade e no mercado de trabalho.


O melhor Mestre, não é aquele de mais saber, e sim aquele que com sua visão e humildade, consegue manter o respeito, a lealdade e a disciplina de seus alunos.
Parabéns Mestre Camisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário